O “Hello world” ou “Olá Mundo” é um famoso programa de computador que imprime “Olá, Mundo!” (ou “Hello, World!”), em um dispositivo de saída. É utilizado como um teste ou como um exemplo de código minimalista de uma linguagem de programação. Um programa de propósito semelhante, porém um pouco mais avançado, é o algoritmo de Trabb Pardo-Knuth (caso queiram mais informações sobre o algoritmo TPK comentem abaixo que eu preparo um artigo sobre o mesmo).
O primeiro código em que nosso querido bê-a-bá da programação apareceu foi documentado no livro “A Tutorial Introduction to the Language B”, mas foi realmente imortalizado quando os criadores da linguagem C, Brian Kernighan e Dennis Ritchie, o usaram de exemplo em seu livro em 1978, “The C Programming Language”. Nele, um pequeno trecho de programa ensinava o iniciante a apresentar na tela a frase que se tornaria clássica. Desde então, tornou-se uma tradição repetir o mesmo exercício para todas as outras linguagens que vieram a surgir.
Neste link você pode descobrir como fazer seu primeiro “Hello World!” em diversas linguagens de programação diferentes. Se você gostou das informações compartilhe com um colega que não sabia sobre a história do “Hello World!”, assim você também nos ajuda a crescer e continuar trazendo conhecimento.
“See you, world!”