Partindo do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, uma espaçonave Progress foi lançada pela agência russa Roscosmos com destino à International Space Station (ISS). O evento ocorreu na madrugada desta terça (15) por volta de 1h25 no horário de Brasília.
De acordo com a NASA, a missão assumirá uma rota mais lenta de aproximadamente 3 dias e tem o objetivo de levar comida, combustível e outros suprimentos à ISS. A agencia norte-americana transmitirá via Youtube em seu canal oficial a chegada da espaçonave à estação, por volta das 3h30 da próxima quinta-feira (17).
As naves Progress são um modelo de carga que eventualmente podem estar tripuladas, apesar de, no geral, só transportarem cargas como comida e suprimentos para os tripulantes da estação espacial e, na volta, serem carregadas com o lixo produzido pela mesma tripulação que será incinerado junto à nave no retorno para a atmosfera terrestre.
Com a finalidade de facilitar e acelerar o processo, a Roscosmos anunciou ter intenção de usar uma nova rota mais curta à ISS, capaz de chegar a estação espacial em apenas uma órbita ou aproximadamente 2h. Mais informações sobre a missão Progress MS-19 em Olhar Digital.