A presença digital passou a ser um requisito obrigatório para as empresas que queiram se manter competitivas no mercado. De acordo com um levantamento da empresa NordVPN sobre os hábitos digitais no Brasil, a população brasileira passa em média quatro dias inteiros por semana totalmente conectada. Isso seria o equivalente a 197 dias por ano.
Portanto, possuir um Site Profissional e um perfil nas redes sociais é como montar uma vitrine virtual atrativa para o público. Se antes as páginas da internet eram mais simples e não ofereciam muitas opções, hoje são cada vez mais completas, mais dinâmicas e com diferentes objetivos, além de possibilitar as interações com os usuários/clientes.
“Então quais são as opções disponíveis e como escolher o melhor modelo para a minha empresa?“
Preparamos esse artigo justamente para te ajudar com essa dúvida, já que percebemos que ela é bem comum na hora da contratação dos serviços de Web Desenvolvimento aqui na Agência YuriMota.Tech.
Principais tipos de sites:
Assista o vídeo que fizemos sobre os tipos de sites:
Site Institucional:
Esse é um dos tipos de sites mais comuns e importantes para passar uma imagem de profissionalismo e seriedade para sua empresa. Um site institucional de sucesso é aquele que foi feito sob medida para suprir as necessidades da empresa, dos clientes e dos principais interessados.
Nele são apresentadas informações sobre seu empreendimento, como missão, visão e valores. Também podem ser descritos os produtos e serviços oferecidos, sem o objetivo de realizar uma venda de forma direta.
O foco dos sites institucionais é fortalecer a imagem da marca no ambiente virtual, de maneira simples e direta. Podemos assim concluir que as principais características de um site institucional são:
- Apresentar a empresa para os usuários online;
- Mostrar os diferenciais da empresa para os clientes em potencial;
- Exibir informações atualizadas sobre os produtos, serviços e soluções disponibilizados pela organização;
- Visual limpo e conta apenas com as informações necessárias para os usuários.
- Otimização para uso em dispositivos móveis;
- Páginas rápidas e objetivas.
Todos os pontos destacados são importantes para que as páginas sejam rápidas, relevantes e, por consequência, esteja nas primeiras posições de buscadores como o Google.
Loja Virtual:
A Loja Virtual ou E-commerce é a maneira mais conhecida de se fazer vendas automatizadas pela internet. Diferente do Site Institucional, onde o foco é no fortalecimento da imagem e não na venda, no E-commerce são comercializados os produtos e serviços da empresa, de forma direta.
Com atuação voltada para a conversão, os E-commerces devem ser pensados para proporcionar a melhor experiência de compra possível para os usuários, se adaptar aos diversos tamanhos de tela (do desktop ao mobile), bem como ser rápido e seguro.
Os principais benefícios das Lojas Virtuais são:
- Funcionamento 24h por dia para faturamento;
- Possibilidade de expandir os negócios no ambiente online;
- Redução de custos para os consumidores e para a empresa;
- Praticidade na hora da compra, entrega e recepção dos produtos;
- Atendimento agilizado via chat (quando se tem um responsável pelo suporte).
Se você quer vender, com o E-commerce não tem erro! Só é preciso ter atenção em um fator muito importante, se manter constantemente atualizado com relação aos produtos e valores. Além de atenção a segurança dos dados dos usuários.
Site One Page:
Como o próprio nome indica, um site One Page é composto por apenas uma página, em que a navegação do usuário ocorre pela rolagem da tela.
Esse estilo de site é bastante simples e minimalista, sendo indicado para novas empresas e como portfólio para profissionais autônomos, possuindo poucos arquivos para apresentar ao público.
Os sites One Page oferecem a oportunidade de disponibilizar informações com rapidez, interfaces modernas e de fácil utilização, além de que costumam ser mais baratos do que Sites Institucionais completos.
É preciso ficar atento à quantidade de dados que serão apresentados no site, pois a adição de muitos arquivos pode torná-lo pesado e lento, o que atrapalha a experiência do usuário.
Todas as informações em um só lugar! Facilidade ao utilizar e funciona bem em versões para celulares, já que não precisam carregar outras páginas. Como a característica principal é ter apenas uma página, não é uma boa opção para empresas com muitos conteúdos.
Landing Page:
As Landing Pages ou Páginas de Venda se assemelham aos conhecidos Hotsites, mas geralmente são compostas de uma única página para apresentação dos produtos/serviços, geração de leads e venda.
Essa é uma estratégia bastante utilizada no marketing digital com anúncios patrocinados nas redes sociais, nos quais os links redirecionam o usuário para a Página de Vendas em questão, com objetivo converter cliques em vendas.
As landing Pages também são utilizadas com o objetivo de capturar novos leads para lançamentos, oferecer infoprodutos e muito mais.
Blog:
Os Blogs são uma excelente ferramenta do marketing digital, uma vez que oferecem conteúdos relevantes sobre o universo relacionado aos produtos e serviços comercializados pelas empresas.
É comum que haja a inclusão de uma página para os artigos de blog nos sites institucionais, mas algumas empresas apostam em sites exclusivos para a divulgação de seus conteúdos.
Os blogs são a plataforma ideal para construir uma relação mais próxima com seu público e nutrir os leads de forma orgânica e constante.
O Blog por ser uma página dentro de um site, como no site dinâmico, ou ser um próprio site. Nele são apresentados conteúdos importantes destinados ao público alvo da empresa. A intenção é estabelecer um vínculo com os leitores por meio de conteúdos como artigos, infográficos, e-books, entre outros. Assim como o Dinâmico, são importantes para empresas.
Portal de Notícias:
Os portais oferecem conteúdos editoriais parecidos com os da imprensa tradicional, porém apresentam novas configurações possibilitadas pelo meio online, como bate-papo, e-mail, fóruns e links para outros sites. Ideais para empresas jornalísticas. Este tipo de site reúne diversos conteúdos em variados formatos, como texto, foto, vídeo, áudio.
Ponto de atenção: Manter os conteúdos sempre atualizados com as informações mais recentes demanda uma grande equipe de profissionais.
Assim como os Blogs, são comuns portais estarem inclusos dentro de Sites Institucionais de grande porte que pretendem manter um tráfego constante e diário de usuários dentro do seu site, assim fortalecendo mais ainda sua imagem e autoridade.
Para descobrir qual é o melhor modelo a ser utilizado, é preciso analisar os objetivos da sua empresa, as possibilidades que o setor de atuação oferece e as demandas apresentadas pelo público-alvo.
Tudo isso é uma tarefa complicada, mas nada que o auxílio de profissionais qualificados não possa resolver e ajudar a alcançar resultados mais expressivos.
Na Agência YuriMota.Tech, desenvolvemos todos os tipos de sites citados neste artigo, além de te ajudar a encontrar o melhor caminho para alcançar seu público-alvo.
Para saber mais sobre esse serviço oferecido, entre em contato conosco! Vamos adorar te ajudar!